Nestes últimos anos temos sido sensibilizados por publicações nas páginas dos jornais e até nos portais da internet referente a um santo que até então desconhecíamos completamente já que são tantos os que enfileiram os tratados de hagiografia (só no Martirológico Romano inclui cerca de 40 mil nomes de Santos e Santas, mártires ou não. No entanto sabemos que no Brasil este é um dos santos que têm tido mais projecção, pelo menos nestes últimos 30 anos e a ele se atribui muitas graças e milagres.
Não se sabe muito acerca da vida deste santo sabendo-se apenas que foi comandante duma divisão romana e que foi martirizado, às ordens do cruel imperador Diocleciano, no dia 19 de Abril de 303, em Melitene, na Arménia, juntamente com outros militares colegas, S. Hermógenes, S. Caius, S. Aristonicus, S. Rufus e S. Gálatas. É tido por padroeiro dos estudantes, dos que têm demandas, ou processos, judiciais demoradas ou na solução de negócios urgentes e também na reabilitação e cura dos enfermos. É representado no catálogo iconográfico, fardado com as vestes de oficial das legiões do Império Romano espezinhando um corvo que diz "amanhã", em latim, Crás, enquanto segura numa das mãos uma cruz com a palavra "Hoje" ou "Hodie" naquele idioma já atrás citado.
É, a bem dizer, o Santo da última hora, para quem deseja uma resposta imediata, ou sem demora, aos seus pedidos.
Este ano nas Festas em honra de Nossa Senhora da Luz, que já há muitos anos vem sendo organizada pela Comissão de Festas sedeada na Igreja de S. Mateus em Toronto, este Santo foi oficialmente incluído no culto daquele templo católico, tendo recebido a bênção do pároco André Grecki durante a procissão de recolha das Imagens no sábado passado.
Esta iniciativa foi uma das actividades do presidente da referida comissão de festas, José M. Bettencourt, que custeou na totalidade a importação, duma imagem daquele Santo, do Brasil, para ser transportada num andor durante a procissão que teve lugar este ano pelas ruas circunvizinhas da Igreja de S. Mateus. No entanto desconhecemos o motivo do José Bettencourt querer a presença deste Santo nas festas deste ano, talvez no pagamento de possíveis Graças recebidas ou por se inteirar profundamente dos milagres que lhe são atribuídos.
No entanto vimos as dezenas de pessoas que junto da imagem de S. Expedito oravam durante quase todo o tempo que esteve na Igreja pelo que nos vem confirmar a popularidade deste Santo junto das nossas gentes.
Voltar para Crónicas e Artigos |